CIDADE CONECTADA

Uma Cidade Conectada é aquela capaz de adotar e promover uma série de práticas e ações eficientes com foco na melhoria dos canais de comunicação dos cidadãos com o poder público e veículos de comunicação, bem como tornar eficiente a disponibilidade de informações relevantes e ampliação da conectividade.

 

Esta chamada tem como objetivo permitir que as empresas selecionadas realizem uma prova de conceito de projetos que contribuam para tornar a cidade de Salvador uma referência nacional em conectividade, comunicação e transparência entre cidadãos e poder público.

Será apoiado neste desafio o desenvolvimento de soluções inovadoras voltadas para tornar Salvador uma cidade mais conectada nas seguintes áreas de interesse:

CONECTIVIDADE

Cada vez mais difundido, o conceito de cidades conectadas pressupõe usar a tecnologia para tornar o serviço público mais eficiente e melhorar a vida em sociedade. Para isso, o acesso à internet de alta velocidade é essencial. Portanto, a velocidade da conexão em Salvador está abaixo das cidades mais inteligentes do Brasil e do mundo.

Nesse sentido, é crescente a busca por soluções que usem todo o potencial das redes integradas, dos sensores sem fio e dos sistemas inteligentes de gestão para vencer os desafios atuais e futuros.

O que é esperado

O objetivo deste desafio é encontrar soluções inovadoras que promovam o aumento de conectividade na cidade, podendo ampliar o acesso à rede e/ou fomentar a relação entre cidadãos e equipamentos inteligentes, gerando informações de relevância para a gestão pública.

 

TRANSPARÊNCIA

A transparência é um dos valores que deve nortear a gestão pública, já que estimula a participação social e aproxima a sociedade dos seus representantes. Mas segundo a pesquisa sobre o Índice de Percepção da Corrupção, realizada pela organização Transparency International, o setor público do Brasil ainda não está em uma posição favorável no ranking. 

Para que haja um incentivo à transparência da gestão pública, é importante também que o cidadão tenha consciência do seu papel primordial na busca e no acompanhamento do que ocorre no governo, para que possa participar e cobrar resultados. Esse princípio básico de participação deve ser trabalhado nas escolas, para a formação de pessoas críticas e engajadas nas políticas públicas.

O que é esperado

Este desafio busca soluções que promovam a visibilidade de Dados Públicos abertos, bem como a acessibilidade à informações sobre ações e projetos que estão sendo realizados na cidade e outros dados de relevância ao cidadão, de modo conectado a veículos de comunicação de grande audiência, promovendo a transparência dos entes públicos e informação ao cidadão.

 
 

ENGAJAMENTO DO CIDADÃO

Uma democracia forte só acontece quando há grande participação popular na vida pública. Cidadãos que são conhecedores do que acontece na administração de suas cidades, estados e de seu país podem propor melhorias e cobrar dos governantes para que elas sejam efetivadas.

A participação popular vem aumentando significativamente no país. Hoje, mais engajados do que nunca, os cidadãos reivindicam clareza em cada atividade ou ato público e cobram seus gestores por isso. Assim, para governos que buscam apoio popular, é imprescindível permitir que a sociedade participe ativamente da Administração dando a ela facilidade na obtenção de informações.

O que é esperado

Esta parte do desafio busca soluções que deem a oportunidade para os cidadãos se engajarem com a gestão municipal local e comunicarem solicitações, fornecerem feedback ou relatarem falhas em empresas de utilidade pública ou na infraestrutura. As soluções podem ainda viabilizar interatividade, de modo a gerar uma teia de informações de grande valor para a sociedade.